Diferenças entre edições de "Estimativa de λ numa exponencial"

Fonte: My Solutions
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Linha 16: Linha 16:
 
</div>
 
</div>
 
</div>
 
</div>
Tem-se assumido que o impacto hidrodinâmico, X, do casco de um navio sobre uma onda em determinada região do globo possui distribuição exponencial de parâmetro λ desconhecido, com valores medidos em unidades apropriadas. Tendo por base uma amostra aleatória (X1,X2,...,Xn) de X determine a estimativa de máxima verosimilhança do parâmetro λ para uma realização da amostra tal que i=19xii=19xi=17.
+
Tem-se assumido que o impacto hidrodinâmico, X, do casco de um navio sobre uma onda em determinada região do globo possui distribuição exponencial de parâmetro λ, λ>0, desconhecido, com valores medidos em unidades apropriadas. Tendo por base uma amostra aleatória (X1,X2,...,Xn) de \(X\), com \(n=9\) determine a estimativa de máxima verosimilhança do parâmetro λ para uma realização da amostra tal que i=19xii=19xi=17.
  
 +
A) 0.529412
  
A resposta correcta é: A)0.529412, B)\(1.88889\), C)1.54005, D)\(0.24968\)
+
B) 1.88889
  
Para obter o zip que contém as instâncias deste exercício clique aqui[https://drive.tecnico.ulisboa.pt/download/1695923671436089/instanciasEstimMaxExponencial.zip]
+
C) 1.54005
 +
 
 +
D) 0.24968
 +
 
 +
Para obter o zip que contém as instâncias deste exercício clique aqui[https://drive.tecnico.ulisboa.pt/download/1695923671447370/instanciasEstimMaxExponencial.zip]
  
 
Se deseja obter o código fonte que gera os exercícios contacte miguel.dziergwa@ist.utl.pt
 
Se deseja obter o código fonte que gera os exercícios contacte miguel.dziergwa@ist.utl.pt

Revisão das 18h45min de 21 de novembro de 2016

Metadata

  • CONTEXTO : Primeiro ciclo universitário
  • AREA: Matemática
  • DISCIPLINA: Probabilidades e Estatística
  • ANO: 2
  • LINGUA: pt
  • AUTOR: Equipa de Probabilidades e Estatística
  • MATERIA PRINCIPAL: Amostragem e estimação pontual
  • DESCRICAO: Probabilidades I
  • DIFICULDADE: *
  • TEMPO MEDIO DE RESOLUCAO: 5 min
  • TEMPO MAXIMO DE RESOLUCAO: 10 min
  • PALAVRAS CHAVE: estimativa estimador máxima verosimilhança amostragem estimação pontual

Tem-se assumido que o impacto hidrodinâmico, X, do casco de um navio sobre uma onda em determinada região do globo possui distribuição exponencial de parâmetro λ, λ>0, desconhecido, com valores medidos em unidades apropriadas. Tendo por base uma amostra aleatória (X1,X2,...,Xn) de X, com n=9 determine a estimativa de máxima verosimilhança do parâmetro λ para uma realização da amostra tal que i=19xii=19xi=17.

A) 0.529412

B) 1.88889

C) 1.54005

D) 0.24968

Para obter o zip que contém as instâncias deste exercício clique aqui[1]

Se deseja obter o código fonte que gera os exercícios contacte miguel.dziergwa@ist.utl.pt